FITNNES


MUITO  ALÉM  DA ACADEMIA


RAFTING

Descida em corredeiras feita em botes infláveis, que têm capacidade para até sete pessoas.  É diversão garantida, já que o tempo inteiro a turma precisa superar os obstáculos naturais do percurso ( pedras e correnteza).

BENEFÍCIOS:  você precisa segurar o remo com firmeza e fazer força para tentar controlar o bote, o que ajuda a modelar ombros, braços e abdômen.  O esforço é tanto que a atividade também ajuda a manter o funcionamento do coração e dos pulmões a todo o vapor, reduzindo o stress e a ansiedade.  O rafting desenvolve ainda espírito de equipe e conceitos de liderança.

TREKKING

Andar a pé em matas, florestas ou trilhas geralmente é o primeiro passo para quem quer fazer esportes de aventura.  É bom começar com trajetos de curta duração.  Com o tempo, vale a pena investir em percursos longos, que duram mais de um dia.  Seja qual for a escolha, é fundamental usar um tênis confortável e levar uma garrafinha de água.

BENEFÍCIOS: trabalha coxas, glúteos e panturrilhas, ajuda a emagrecer e melhora o fôlego.  Como a caminhada rola no meio do mato, é tiro e queda para diminuir as tensões do dia-a-dia.  Você vai dormir como uma pedra!

MOUNTAIN BIKE

Uma ótima oportunidade de colocar em prática ao ar livre os ensinamentos das aulas de spinning.  O mountain bike nada mais é do que o ciclismo fora da estrada :  você pedala em meio à natureza em terrenos irregulares, cheios de subidas e descidas.  No meio do percurso podem aparecer trechos chamados de downhill, que são descidas muito íngremes e com obstáculos, como pedras, troncos e erosões.


BENEFÍCIOS:  pedalar queima calorias e mexe com a musculatura do corpo todo, principalmente das pernas e do bumbum.  Também é excelente para a saúde:  como aumenta a resistência aeróbica e trabalha o fôlego, previne o surgimento de problemas cardíacos.

ESCALADA

A adrenalina corre solta nas veias quando o objetivo é alcançar o topo de uma montanha.  É possível subir de simples blocos rochosos até serras altíssimas, sempre com a ajuda de equipamentos específicos ( como o mosquetão, gancho metálico usado para prender cordas ).  Existe ainda a escalada de estilo alpino, em gelo, neve ou rocha, geralmente em grandes altitudes, e a indoor, em muros artificiais disponíveis em academias ou clubes.

BENEFÍCIOS:  ideal para deixar braços, pernas e bumbum tonificados.  Além disso, fortalece os ossos e as articulações.  A escalada também estimula a concentração e a coordenação motora.  A sensação de superação ao chegar ao alto rende pontos extras à auto-estima.

CANOAGEM

Um esporte feito em pequenas embarcações, como canoas, caiaques ou ducks ( canoas infláveis ).  o legal é que dá para praticar em vários locais:  águas calmas com raias demarcadas, corredeiras ( contornando marcações no menor tempo possível ), mar calmo ou com ondas.

BENEFÍCIOS:  se você quer exibir tríceps  ( os músculos  do "tchau" ) tonificados, esse é o esporte de aventura mais recomendado.  Remar ainda fortalece as costas e o abdômen, além de mandar a ansiedade para bem longe.

ARVORISMO

Parece brincadeira de Tarzan, mas é uma atividade física que consiste em um circuito com obstáculos variados ( pontes, redes, cordas ou escadas ) montado na copa de árvores.  Você sempre vai estar pendurada no alto, mas há circuitos específicos para iniciantes, em que os trajetos não oferecem tantas dificuldades.

BENEFÍCIOS:  o arvorismo mexe com todos os músculos do corpo, principalmente braços, pernas e bumbum.  É um esporte que também trabalha bastante o equilíbrio e a concentração.

WINDSURF

Imagine se mover sobre as ondas em cima de uma prancha de surfe com vela e contando com a ajuda do vento...Haja equilíbrio, concentração e coordenação motora!  Essa modalidade exige exatamente isso.  na versão freestyle, você realiza inúmeras manobras com a prancha, das mais fáceis às mais complicadas.  Existem duas outras modalidades para competição: a wave, com movimentos específicos para avaliação de juízes, e super X, para muito experientes, que requer saltos por cima de boias e a conclusão de um circuito.

BENEFÍCIOS:   enrijece braços, pernas e glúteos.  Sem contar que não há nada melhor para relaxar do que a sensação de liberdade proporcionada pelo mar...







CONHEÇA OS DEZ ERROS COMETIDOS POR QUEM CORRE

                      

1-  NÃO FAZER EXAMES PERIÓDICOS - um dos principais erros do corredor é achar que sua saúde está sempre perfeita, já que pratica uma atividade física regularmente, o que é um engano. Deve-se ir pelo menos uma vez por ano ao médico, para acompanhamento; em alguns casos específicos, a cada seis meses. Os resultados é que permitirão ao corredor e ao treinador montar um plano mais eficiente e seguro.

2-  NÃO RESPEITAR AS PLANILHAS DE TREINAMENTO - o programa de treinamento é feito para que, de forma organizada e segura, o atleta possa evoluir. Os treinadores montam suas planilhas levando em conta aspectos individuais como peso, tempo de treinamento, objetivos propostos etc. Alguns corredores acham que podem seguir sua planilha de qualquer forma, não respeitando ritmo, quilometragem e, principalmente, os dias de descanso. Essa indisciplina pode resultar em overtraining, causando redução de desempenho, lesões musculares e até queda do sistema imunológico.

3-  NÃO ESCUTAR O CORPO - a filosofia do "no pain, no gain" ("sem dor não há ganho") não é adequada para quem quer fazer da corrida uma prática saudável. É possível evoluir sem nenhum desconforto, e um bom programa de treinamento deve primar por isso, segundo o especialista em assessoria esportiva Mário Sérgio Andrade Silva . Assim, se você sentiu uma leve dor na canela ou na lateral do joelho, não tenha receio, reduza o seu volume de treino e, caso continue, consulte um médico. Seja adepto do lema "mais vale prevenir do que remediar".

4-  EVOLUIR RÁPIDO DEMAIS - para iniciantes, a melhora no desempenho é percebida logo nas primeiras semanas, o que gera a tentação de puxar o treino. O ideal é que a evolução seja de, no máximo, 10% do total de quilometragem percorrido na semana anterior. Se você estiver com sobrepeso, redobre sua preocupação, pois o impacto da corrida poderá contribuir para lesões na sua estrutura óssea ou articular. Não tenha pressa, com certeza todos os seus objetivos serão atingidos no tempo certo.

5-  NÃO SE HIDRATAR - muitos corredores não se hidratam de forma adequada durante os treinos. Alguns acham que perdem o ritmo e, outros, por mais absurdo que pareça, acreditam que a água irá interferir no seu peso. A água não só é primordial para a manutenção das funções do corpo, como não possui caloria. Vale lembrar também que o corpo, em estágio de desidratação, perde muito do seu desempenho. A recomendação é tomar cerca de 600 ml por hora, ou melhor, cerca de 150 ml a cada 15 minutos.

6-  CORRER EM JEJUM - para se exercitar, o corpo deve estar com energia suficiente para responder à atividade. Corredores que não se alimentam antes do treino comprometem seu desempenho e submetem seu organismo a problemas de saúde. Portanto, entre 1h30 a 2 horas antes de correr, coma algum alimento leve para oferecer suporte energético para a atividade. Em treinos mais longos a dica é repor com sachês de carboidratos ou maltodextrina.

7-  COMPETIR ALÉM DA CONTA - a participação em competições deve ser feita de forma moderada, pois nas provas atingimos o ápice de desempenho e esforço físico. Alguns corredores chegam a participar de provas todos os fins de semana, o que pode impedir uma melhoria da condição física, além de provocar uma excessiva comparação com outros corredores. O resultado do colega serve como referência apenas para ele; seu desafio é com você mesmo, compare suas evoluções com os seus próprios desempenhos.

8-  USAR TÊNIS INADEQUADO - alguns corredores não se preocupam com o tipo de pisada e usam qualquer tênis. Isso pode causar algum desconforto. Uma outra dica é não deixar passar a "idade" do calçado, que deve durar, em média, de 450 a 600 km. Outra sugestão é alternar dois pares de tênis entre os treinamentos.

9-  NÃO DESCANSAR - Para cada treino mais intenso deve haver um dia de treino mais leve, e até mesmo um "day off". É durante os períodos de descanso, entre um treino e outro, que acontecem a recuperação e a construção muscular. Quando o corredor faz um descanso adequado, ele melhora seu desempenho. Vale lembrar do bom senso, visto que o descanso não deve ser nem muito curto, nem muito longo.

10-  USAR UMA TÉCNICA INCORRETA - quando usa uma técnica inadequada, o corredor despende muita energia durante o exercício. O diretor da empresa de assessoria esportiva Run&Fun Mário Sérgio Andrade Silva recomenda que se busque orientação em revistas especializadas ou ajuda de um treinador para analisar como anda sua técnica de corrida.

Fonte: Run&Fun




Atividade Física


Nos últimos anos, as pesquisas médicas demonstram que boa parte da falta de saúde é causada pela falta de atividade física. Através da consciência e de mais informações à respeito de cuidados para com a saúde que inclue maior movimentação corporal, as pessoas estão mudando seus hábitos de vida.

Sabemos que o único meio de prevenir os males da inatividade é ter algum grau de atividade física e mental, não durante um mês mas durante toda a vida. Descobrimos que a saúde é, na maioria das vezes, um fator que podemos controlar e que podemos prevenir o surgimento de algumas doenças. Quando nascemos recebemos um corpo saudável e temos o dever de cuidar e zelar por este que é nosso abrigo.

Verifique, a seguir, algumas vantagens que aatividade física proporciona:





  • As pessoas ativas tem vida mais intensa, apresentam mais vigor, resistem mais as doenças e permanecem em forma. São mais autoconfiantes, menos deprimidas e estressadas.
  • Uma pessoa ativa, tem tendência a ter o seu peso dentro da faixa normal e mantê-lo com mais facilidade e por mais tempo do que a sedentária.
  • O ativo apresenta pressão arterial e freqüência cardíaca mais baixa do que o sedentário tanto em repouso quanto em atividade, desta forma, o ativo suporta por mais tempo o exercício enquanto o sedentário tem certas limitações cardiovasculares.
  • A pessoa ativa tem maior VO2 (volume de oxigênio pulmonar) e suporta atividades de longa duração com mais facilidade.
  • atividade física melhora a postura e ajuda a combater maus hábitos como o fumo entre outros.

  • Na ausência de exercícios físicos diários, nossos corpos tornam-se depósitos de tensões acumuladas e, sem canais naturais de saída para essas tensões, nossos músculos tornam-se fracos e tensos. O ideal é praticar atividade física durante toda vida mas, independentemente disto, podemos recuperar uma existência mais saudável e gratificante em qualquer idade.
    Mas atenção!
    Para vocês que desejam começar a se movimentar, é de primordial importância que façam antes um "check up" das condições cardíacas entre outros testes que comprovarão o seu nível de condicionamento físico (já disponíveis nas boas academias). A partir daí, procure orientação médica juntamente com um profissional da área de Educação Física para assim, iniciar as atividades.
    Podemos saber que fazer exercícios físicos com regularidade faz bem, mas esse conhecimento não é suficiente.O importante é FAZER, pois de que serve um conhecimento que não é aproveitado?
    Por:Valéria Alvin Igayara de Souza 
    CREF 7075/ GSP - Especialista em treinamento.


    10 motivos para você pedalar já.

    Andar de bike emagrece, modela as pernas, melhora o fôlego, alivia o stress e deixa a gente feliz. O melhor é que, além de fazer bem para o corpo e para a cabeça, preserva o meio ambiente e garante um futuro melhor. Então, força no pedal: use a bicicleta como meio de transporte alternativo e descubra um jeito delicioso de entrar em forma e salvar o planeta.

    1. Emagrece
    Andar de bike é um exercício aeróbico, portanto queima calorias. O valor exato varia de acordo com o peso, a altura, a idade e o ritmo de cada pessoa. Mas a média é de 400 calorias por hora (para uma mulher com 60 quilos).

    2. Aumenta o fôlego
    Quando você mexe o corpo, todo o organismo, especialmente os músculos, pede por oxigênio, que é o catalisador que transforma a glicose em energia. Aí os pulmões são obrigados a trabalhar mais rápido para garantir o suprimento dessa substância e a expulsão do gás carbônico (o resultado tóxico da reação). Quem pedala habitua os pulmões a essa sobrecarga.

    3. Deixa as pernas torneadas
    A musculatura dessa região é bem solicitada durante a pedalada. Resultado: coxas firmes e panturrilhas trabalhadas. O aumento de massa muscular, no entanto, é discreto – nada que se iguale a um treino de musculação. Mas como andar de bike também queima o excesso de gordura, a definição fica evidente.

    4. Exercita a cabeça
    O momento em que você está em cima da bike é aquele em que as grandes idéias surgem. Esse fato tem tudo a ver com o exercício. Fazer uma atividade aeróbica regular gera uma melhora significativa da memória e de outras habilidades mentais. Porém, isso regride quando você pára de se exercitar.

    5. Economiza dinheiro
    Ao trocar o carro pela bike, você deixa de gastar uma tremenda grana com combustível. Isso significa um bom saldo na conta bancária.

    6. Alivia o stress
    Como qualquer outro exercício, pedalar estimula a produção de endorfina, neurotransmissor que dá a sensação de bem-estar. Ou seja: ao final da pedalada, você vai ganhar uma tremenda disposição para enfrentar o dia-a-dia.

    7. Ajuda a salvar o planeta
    Um dos gases responsáveis pelo efeito estufa é o dióxido de carbono (CO2 ). E a maior parte dele vem da queima de combustíveis. Esse gás, quando presente na atmosfera, forma uma barreira, impedindo que a radiação solar refletida pela superfície da Terra volte para o espaço – criando, assim, o efeito de uma estufa. Com isso, as temperaturas do ar, dos oceanos e dos lagos aumentam e as funções dos ecossistemas começam a mudar. Segundo especialistas, já existe um volume de CO2 na atmosfera que vai afetar a nossa vida por mais de 100 anos. Ao andar de bike, você não lança dióxido de carbono, ajudando a reduzir as concentrações do gás e deixando o planeta menos poluído.

    8. Previne doenças
    Se pesquisar a respeito das vantagens de praticar um esporte regularmente, vai perder alguns dias de tantos estudos que existem... Quem pedala mantém o organismo ativo e não deixa que vários mecanismos enferrugem. Você fica resistente a várias doenças, como osteoporose e problemas cardíacos.

    9. Dribla os congestionamentos
    A bicicleta é o segundo meio de transporte mais rápido nas grandes cidades na hora do rush, perdendo apenas para a moto. Mas é preciso ficar atenta às normas de segurança para circular no meio do trânsito (veja no site).

    10. Facilita conhecer a cidade
    Presa dentro do carro, você nem imagina quanta coisa bacana é possível encontrar nas ruas e avenidas da região onde mora. Sentada na bicicleta, além de sentir aquele vento gostoso no rosto, que dá sensação de liberdade, seu campo de visão se amplia e você consegue visualizar melhor o ambiente.


    Revista Boa Forma Abril 2011