Alimentação - Shakes

on sexta-feira, 13 de maio de 2011
Estamos em constante busca por uma vida mais saudável, e em uma dessas buscas encontramos este artigo muito interessante, que compartilhamos hoje com vocês. Aproveitamos para desejar um ótimo final de semana, e agradecemos a visita de todos.

Shakes: Funcionam?

Tudo depende, ou seja, depende para que objetivo, para quem, em que situação.
Já está mais que comprovado que a união de uma alimentação saudável mais a prática de atividades físicas é o que traz, de forma duradoura e saudável, o bem estar e qualidade de vida. Porém, um grande elemento inerente ao ser humano pode atrapalhar esta fórmula: a ansiedade. Esta faz com que as pessoas, ainda mais atualmente quando tudo deve acontecer de forma rápida, submetam-se à radicalismos prejudiciais à saúde para conseguir o emagrecimento, o corpo perfeito, músculos definidos.
A intenção desta matéria é esclarecer o que são shakes, suas diferenciações nutricionais, as maneiras mais adequadas de consumi-los a fim de se obter o resultado desejado. Porém, também iremos apontar alguns erros comuns na utilização de shakes que põem em descrédito seus resultados.
Shake pode ser considerado uma mistura - batida de dois ou mais ingredientes.
Os tipos de shakes dependem das variações nas suas composições nutricionais e outras substâncias presentes, como fitoquímicos.

Shake Protéico
Composta de pool de aminoácidos fundamentais para construção muscular, além de vitaminas e minerais. Alguns contêm pouca quantidade de carboidratos.

* Indicação: pessoas que necessitam consumir mais proteínas alem da obtida pela alimentação; quando há necessidade de consumir proteínas de fácil e rápida absorção e para pessoas debilitadas e idosos que apresentam disfunções que aumentem o catabolismo (degradação de massa muscular).
* Forma de utilização: para a reabilitação e idosos indica-se o uso no café da manha e lanches. Para atletas, antes, após ou ao deitar (depende do objetivo a ser alcançado). As quantidades e diluições devem ser orientadas individualmente.
*Contra indicado: crianças, pessoas que apresentem insuficiência renal ou alguma patologia onde a quantidade de proteínas deve ser restrita ou controlada. Seu uso indiscriminado pode sobrecarregar o sistema renal, aumentar o risco de formação de cálculos renais e também aumentar a gordura corporal.

Shake Substituto de Refeição
Sua composição contem carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Eles têm a intenção de substituírem uma refeição. Sob o ponto de vista nutricional sabemos que por melhor que seja a combinação deste shake, jamais poderemos compará-lo a uma refeição composta com alimentos que nos permita exercer plenamente nossos sentidos fundamentais como a visão, paladar, olfato e prazer.

*Indicação: emagrecimento, indisponibilidade de comer alimentos naturais.
*Forma de utilização: substituto de refeição, de preferência "jantar" ou lanche intermediário. Pode ser complementado com alimentos naturais, dependendo das necessidades individuais. Devem ser utilizados por curto período de tempo e sempre orientado e supervisionado por um nutricionista.
*Contra-Indicação ( uso a longo prazo):monotonia alimentar, falta de mastigação, não estimula a formação de hábitos alimentares saudáveis, pode causar deficiências nutricionais, diminuição de resistência imunológica, entre outras.

É fato que a praticidade hoje em dia, em todos os aspectos, nos beneficia devido à correria do dia-a-dia, mas não devemos deixar passar que a qualidade do que colocamos para dentro de nosso corpo é algo essencial.  Assim, dê tempo para cuidar de você e dar o que há de melhor dos alimentos para seu corpo, só assim, ele lhe responderá de forma benéfica e duradoura!

0 comentários:

Postar um comentário