Óleo de coco

on sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Bom para saúde e para a balança.

O óleo de coco é uma das substâncias mais comentadas do momento, saiba por quê.
As propriedades do óleo de coco são muitas: rico em antioxidantes, é bom para prevenir o envelhecimento, cheio de vitaminaE e ácidos graxos, é excelente para aumentar a imunidade, e auxilia muito  no emagrecimento.
Tem ação termogênica, e pode ser usado até mesmo como óleo de cozinha.
O óleo de coco, utilizado por culturas milenares do Oriente, como da Tailândia e das Filipinas, ganha cada vez mais adeptos no Brasil.

Para o médico Sérgio Puppin, um grande defensor do produto, existem três alimentos ideais para o corpo humano: leite materno, ovo e o óleo de coco. “É um produto muito rico. Tem uma função antibiótica, ou seja, mata e neutraliza bactérias, fungos e vírus. Para as mulheres que têm predisposição à cândida, é ótimo. Funciona também nos quadros de infecção urinária. É um excelente alimento funcional”, explica. Tem o colesterol bom e emagrece. Tanto que é utilizado em dietas que pregam resultados milagrosos, como a do Dr. Atkins.

A seguir, confira dicas para consumir o óleo de coco:

Quantidade ideal
Para quem deseja emagrecer, a nutricionista Adriana Castro aconselha a ingestão de até quatro colheres de sopa por dia. “Essa quantidade diminui o apetite e favorece a perda de peso, já que eleva o gasto energético do organismo. Quem segue dietas com restrição de gorduras deve começar com uma dose de meia colher de sopa ao dia e aumentar o consumo gradualmente”, pondera. Ela reforça que o óleo de coco não é um medicamento e, sim, um alimento complementar. Sendo assim, é preciso consumi-lo todos os dias para perceber os benefícios.

Combinação com outros alimentos
Segundo Adriana, “o óleo de coco virgem tem sabor agradável e pode ser consumido puro. Ele também não altera o sabor de outros alimentos, o que permite usá-lo em substituição ao óleo de soja ou canola, e ainda misturá-lo em sucos e vitaminas, como tempero para saladas ou na receita de bolos e doces”. O nutrólogo Guilherme Giorelli completa: “Nas refeições ricas em carboidrato, o óleo de coco virgem pode diminuir o índice glicêmico da refeição, deixando o prato mais saudável”.

Demais indicações
De acordo com Adriana, o óleo de coco virgem é capaz de prevenir certas doenças. “De todas as gorduras vegetais, a de coco apresenta a maior concentração de ácido láurico - mesmo ácido graxo presente no leite materno. O óleo de coco virgem melhora a absorção dos nutrientes, elevando todas as defesas do organismo. Ele também age na prevenção e no combate de fungos, como a cândida, e parasitas, como a giárdia”, complementa. A nutricionista diz que o óleo também regula a função intestinal, combate a fadiga crônica e a fibromialgia e ajuda no controle da diabetes, já que não estimula a liberação de insulina.  

Existem muitas receitas para serem feitas com o óleo de coco, além do uso doméstico convencional. Há até quem o utilize como um substituto da manteiga. Veja a seguir uma receita com óleo de coco.

Receita de batatas assadas crocantes

Ingredientes
2 batatas grandes
2 dentes de alho
2 colheres de sobremesa de óleo de coco
Sal marinho a gosto
Orégano ou alecrim a gosto

Aqueça previamente o forno a 200º C. Corte a batata e o alho em fatias médias, tempere com o sal e ervas, coloque num refratário e regue com o óleo de coco. Após vinte minutos vire as fatias de batata. Deixe mais vinte minutos, ou até ficarem crocantes.
Uma variação é cozinhar as batatas previamente até ficarem macias, mas não macias demais – no ponto. Retirar da água, fatiar e colocar no forno. Ficam crocantes por fora e bem macias por dentro.

Onde encontrar: Loja Natural Brasil
Leia também: Chá Verde

0 comentários:

Postar um comentário