Saúde do Homem.

on sexta-feira, 15 de julho de 2011
Hoje comemora-se o “Dia do Homem”, e nossa matéria é dedicada a sua saúde.
Desejamos parabéns a todos os homens e boa leitura.


Na agitação dos dias de hoje, o trabalho aumenta, o cansaço acumula, os compromissos se multiplicam e fica difícil achar um tempinho para cuidar da saúde. Alem disso, o sexo masculino tem um grande receio em procurar ajuda médica, geralmente isso só ocorre nos momentos que o homem se encontra em um estágio avançado de enfermidade.

O programa saúde integral do homem foi lançado pelo governo federal para atender as necessidades básicas da saúde masculina, nas regiões norte e nordeste do Brasil, nessas regiões foram diagnosticados grandes problemas, entre eles o aumento de doenças e um grande índice de mortalidade.

A busca por exames preventivos começa basicamente nos postos de saúde de cada cidade, onde é realizado o primeiro diagnóstico. Mas, infelizmente os serviços destinados para essa parcela não estão sendo utilizados conforme metas do programa do governo federal, e do Sistema Único de Saúde (SUS).

A intenção em nível nacional, é de atingir uma meta de 2,5 milhões de homens entre 20 e 59 anos, que procurem pelo menos uma vez ao ano atendimentos nas unidades básicas de saúde. Os pacotes de medidas preveem atendimentos que envolvam procedimentos urológicos, planejamento familiar como vasectomia, exames de próstata e cirurgias do trato genital masculino.

A vulnerabilidade se dá porque a maioria dos homens não se sente à vontade de relatar seus problemas ou dúvidas perante o profissional da área da saúde, e das pessoas de seu convívio social. Diferentemente da maioria das mulheres que quando percebem uma mudança em seu corpo, costumam procurar alguém de sua confiança para obtenção de melhores esclarecimentos.

Segundo o plano estratégico do governo federal, a principal meta é a superação de preconceito do homem em relação a sua saúde. Para que se supere o preconceito, é necessária maior articulação dos veículos de comunicação em mostrar a importância de fazer os exames preventivos, realizando campanhas de conscientização em relação à saúde do homem.



Prevenir é sempre melhor, e algumas doenças que acometem os homens com mais de 40 anos podem ser facilmente detectadas com a realização de exames periódicos.

* Testosterona, SHBG e Albumina (necessários para o cálculo da taxa de testosterona no sangue)
* Prolactina
* FSH e LH (relacionados à saúde dos testículos)
* PSA (detecção de câncer de próstata)
* Hemograma
* Avaliação prostática (toque retal)
* Medição da pressão arterial
* Glicemia (diagnóstico do diabetes)
* Dosagem de colesterol e triglicerídeos (detecta dislipidemia)

Manter um estilo de vida saudável também colabora para melhorar a saúde e a qualidade de vida do homem em todas as idades. Por isso é importante:

* Ter uma alimentação balanceada e rica em alimentos fontes de fitoestrogênios (brócolis, espinafre, repolho, couve flor, feijão, soja e abóbora), licopeno (tomate, goiaba e melancia), selênio (castanha do pará) e ácidos graxos não saturados (azeite de oliva), que atuam positivamente na saúde da próstata;
* Reduzir quantidade de gordura na dieta, principalmente gordura animal;
* Manter o peso na medida certa;
* Fazer pelo menos 30 minutos de atividade física diariamente;
* Não fumar;
* Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Homens cuidem-se, isso é mais que um direito é um dever.


0 comentários:

Postar um comentário