Nosso organismo é formado por aproximadamente 44 nutrientes diferentes, por isso quanto mais variada e colorida a sua alimentação, melhor será para o seu organismo.
Aprenda o significado das cores dos alimentos:
ALIMENTOS VERMELHOS: O licopeno é uma substância que age como antioxidante, e é a responsável pela cor da goiaba, morango, tomate, melancia, caqui, framboesa e cereja. O licopeno está associado na prevenção de câncer de próstata. Os alimentos vermelhos possuem ainda antocianina, substância que melhora a circulação sanguínea.
ALIMENTOS BRANCOS: O leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo e banana são as melhores fontes de cálcio e de potássio. Estes minerais são importantes pois: Contribuem na formação e manutenção dos ossos, ajudam na regulação dos batimentos cardíacos e são fundamentais para o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.
ALIMENTOS VERDES: Vegetais folhosos, pimentão, salsão, e as ervas contém: cálcio, clorofila, vitaminas A e C, tendo os seguintes efeitos: inibem os radicais livres (que danificam as células e causam doenças), efeito anticancerígeno e ajudam a proteger o coração, protegem o cabelo e a pele, melhoram o sistema imunológico, importante para os ossos e contração muscular.
ALIMENTOS MARRONS: nozes, castanhas, arroz e outros cereais integrais, possuem altas doses de vitamina do complexo B e fibras. Funções: combatem ansiedade e depressão, geram energia para o organismo, melhoram o trabalho intestinal e previnem câncer e doenças cardiovasculares.
ALIMENTOS AMARELOS: mamão, cenoura, manga, laranja, abóbora, pêssego, etc, são ricos em beta caroteno e outros carotenóídes, que atuam como antioxidantes no combate dos radicais livres e protegem a pele, retardando o envelhecimento, protegendo a visão, etc.
ALIMENTOS ARROXEADOS: uva, ameixa, figo, beterraba, berinjela, repolho roxo, contém ácido elágico e antocianisnas, substâncias que: retardam o envelhecimento, neutralizam substâncias cancerígenas prevenindo diversos tipos de câncer.
Por: Yara Castro.
Leia tambem: Inverno da uma fome
0 comentários:
Postar um comentário